Você sabe a diferença entre Marketplace e E-commerce?

Atualizado: 12 de fev.



Antes de entendermos de fato a diferença entre essas duas plataformas de vendas, vamos conhecer os conceitos:

E-commerce e marketplace são maneiras de compras online, mudando o tipo da plataforma, enquanto o marketplace é um espaço de multilojas fornecido por empresa, no e-commerce, existe apenas uma loja virtual.


O que é e-commerce?

E-commerce, loja virtual, loja online ou comércio eletrônico nada mais é que um site onde permite vender pela internet produtos ou serviços.

Nesse modelo de negócio, os clientes podem acessar uma loja online para navegar e fazer pedidos de produtos ou serviços exclusivos da marca da loja.


O que é marketplace?

Um mercado de terminologia não é exatamente novo no mercado. Ela começou a ser mais utilizada em 2012, mas ainda é um termo um pouco novo para os consumidores. Esse modelo de negócio remete a um conceito mais coletivo de vendas online. Nesta plataforma, diferentes lojas podem anunciar seus produtos e oferecer aos clientes várias opções.

Para os usuários, o marketplace representa mais comodidade. Afinal, ele pode ver ofertas de vários vendedores em uma plataforma.

Ao mesmo tempo, para os varejistas, é sinônimo de colaboração. Ao promover seus produtos no mercado, as empresas, grandes e pequenas, ganham mais visibilidade e podem aproveitar as vendas.

Esse conceito é o mesmo que justifica o sucesso da loja física no shopping. As pessoas podem entrar e comprar produtos de outra loja, mas veem os produtos na vitrine e, eventualmente, compram também.

O marketplace é uma vitrine em um shopping virtual.



Diferença entre Marketplace e E-commerce

À primeira vista você pode achar que ambos desempenham o mesmo papel, mas existem diferenças consideráveis entre eles, como vimos nos conceitos acima.

O e-commerce é administrado pela empresa A, com os fornecedores da empresa A, e enviados pela transportadora que a empresa A escolher.Pode acontecer da empresa A ser multimarcas e disponibilizar, no estoque, produtos de outras marcas, mas ela continua sendo uma empresa só – que possui a mesma linha de preços, estratégias, equipe e gestores, etc.

Essa é a principal diferença entre marketplace e e-commerce.

Quando você tem à sua disposição diversos produtos, mas apenas uma empresa no comando, não vai existir competição, um leque muito grande de variedades ou de visão empresarial.

Já o marketplace comporta diversos lojistas – do mesmo nicho ou não –, dependendo do posicionamento do site.

Vamos fazer uma analogia. O e-commerce é como se fosse uma loja de roupas na rua. Essa loja pode atrair pessoas que passam, quem já é cliente e quem pesquisou e encontrou aquela loja.

Já o marketplace funciona como uma loja de shopping. Você pode atrair quem veio exclusivamente para comprar em outra loja, quem veio comprar no concorrente, mas encontrou mais vantagens no seu produto, clientes fiéis e quem o encontrou na web.



Fonte: Neil Patel

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo