Osterbaum - Árvore da Páscoa

Entre os vários símbolos usados na Alemanha durante a Páscoa, está o Osterbaum – a Árvore da Páscoa.


Um dos símbolos que mais identifica a cultura alemã durante o período da Páscoa é a Osterbaum. Muitas cidades que foram povoadas pelos imigrantes germânicos utilizam-se dessa tradição, Pomerode, em Santa Catarina, anualmente monta uma das maiores Osterbaum do mundo.

É importante ressaltar que esse ritual tem origem nos povoados germânicos anteriores ao cristianismo e mais adiante foi incorporada às tradições das festas religiosas.


Ciclo da vida:

Os povos antigos com os seus rituais e crenças que circulavam em torno das estações do ano, enfeitavam os galhos secos das árvores que haviam "morrido" no inverno, com casca de ovos enfeitadas e coloridas simbolizando o retorno a vida sob a terra.

No hemisfério Norte a Páscoa acontece juntamente com a chegada da Primavera, onde ao retornar do período escuro do inverno a superfície da terra fica cheia de vida novamente, fechando mais um ciclo de morte e vida.



Montando sua Osterbaum

Assim como se faz com a árvore de Natal, as famílias também deveriam adotar este

bonito costume em seus lares.

Hoje em dia já se encontra ovos de plastico brancos para enfeitar ou mesmo de plástico coloridos e prontos, basta colocá-los nos galhos, porém se você quiser fazer da forma tradicional, o processo é simples:

  • Reserve cascas de ovos que devem ter apenas um furo pequeno, pelo qual se retirou o ovo, lava-las e deixe-las secar de cabeça (furo) para baixo.

  • Pinte as cascas com tinta plástica ou tinta de papel crepom. Você também pode desenhar e pintar motivos para as crianças.

  • Recorte tiras finas e também pequenos círculos de papel branco; tampe o furo colando por cima os círculos e das tiras faça alças que também serão coladas na parte superior dos ovos. Você também pode envernizar os ovos depois de pintados.

  • A Osterbaum também fica bonita com outros enfeites, como lacinhos de fita, flores, coelhos de pelúcia e outros animaizinhos.





5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo