Greenfluencer




"A natureza não brinca, ela é sempre verdadeira, sempre séria, sempre rigorosa, ela está sempre certa, e erros e enganos são sempre do homem."

Johann Wolfgang von Goethe



O cuidado com o futuro do planeta já não é mais exclusividade dos ambientalistas. Agora, na era digital, essa luta ganhou reforços: os greenfluencers.

O termo foi criado em 2008 pela Porter Novelli. A empresa entrevistou 12 mil adultos nos Estados Unidos e descobriu que um pequeno — mas influente grupo de pessoas — formava uma espécie de movimento verde. Eram os greenfluencers — indivíduos com educação ambiental e praticantes de comportamentos sustentáveis, politicamente ativos e com uma rede fiel de seguidores.

Os greenfluencers são influenciadores digitais com foco na sustentabilidade. Seu propósito é incentivar seus seguidores a adotarem uma rotina com menos impacto ambiental. Campanhas mundiais sobre consumo consciente e preservação das espécies, fizeram com que os consumidores fiquem mais preocupados e atentos ao planeta.

E é cada vez maior também o número de pessoas repensando antigos hábitos e procurando produtos que sejam sustentáveis e responsáveis. E foi nessa onda de consciência ambiental — impulsionada pelo digital — que surgiram os greenfluencers, ou, numa tradução livre, “influenciadores verdes”.

A sustentabilidade é uma das grandes questões , por isso a importância de chamar atenção para esses temas:

  • evitar desperdícios (zero desperdício),

  • pratique o upcycling (reciclagem),

  • renunciar à moda rápida,

  • apresentar roupas de produção justa e sustentável,

  • combater o desperdício de alimentos ou

  • mostrar como funciona a cozinha regional e sazonal.

As meninas, em particular, influenciam o comportamento ambiental de seus pais.

Está cientificamente comprovado: As crianças influenciam a consciência climática de seus pais . De acordo com um estudo publicado na revista Nature Climate Change , as filhas são particularmente influentes .

Pesquisadores atribuem isso à maior disposição de comunicação de meninas e jovens .

Não é atoa que quando buscamos nomes de ativitas ambientais e greenfluencers, a maioria são mulheres. Pesquisas mostraram que as meninas tem mais interesse pelo tema – e tendiam a se preocupar mais.



Bons exemplos:

Domitila Barros

Domitila Barros, empreendedora social e modelo – e agora Miss Alemanha 2022.

Tinha 15 anos quando percebeu que poderia usar sua voz para mudar o mundo. Escolhida como uma “Millennium Dreamers” (Sonhadoras do Milênio) pela UNESCO, ela saiu da comunidade de Linha do Tiro, no Recife, e foi para a Flórida contar suas ideias e pontos de vista para os representantes da ONU. E nunca mais parou. Duas décadas depois, Domitila mora em Berlim, mas continua inspirando pessoas por onde passa.


Greta Thunberg

Ativista suéca de proteção ao clima, seu compromisso com uma política climática está baseada em descobertas científicas reconhecias mundialmente. Criadora do Fridays for Future, movimento estudantil, que com suas manifestações está garantindo a crescente conscientização ambiental da população.


Fernanda Cortez É ativista ambiental e idealizadora do projeto “Menos 1 Lixo que incentiva a redução do consumo de lixo! Defensora da ONU Meio Ambiente pela campanha Mares Limpos.


Justine

Uma vienense que fala sobre moda vegana, moda justa, sustentabilidade, receitas saudáveis e desenvolvimento pessoal.


Lilian Pacce Jornalista de moda pioneira em criar a seção “Recicle-se ” num site de moda, totalmente dedicada à sustentabilidade. Os posts falam de moda, beleza, design, comportamento, ecotendências – tudo que pode ter impacto positivo! Mas também mostra casos críticos que merecem ser repensados! Além disso, Lilian criou a famosa hashtag #1LookPorUmaSemana



Não somos Greenfluencers, mas acreditamos que temos um importante papel de impacto social, mas promovemos a sustentabilidadecom o incentivo dos produtos GREENs (artesanal, vegano, vegetariano, orgãnico e natural), assim como o nosso projeto Meu Mundo Green

O Reserve 4me foi destaque de um programa de aceleração de StartUps, a Baanko. A Baanko é uma organização que utiliza os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para fomentar o ecossistema de Negócios de Impacto.

E recebeu o selo de graduada na aceleração da Inovativa Brasil e Inovativa Brasil Impacto.



fontes: https://www.greenfluencer.de/

https://www.lilianpacce.com.br/

https://www.brigitte.de/

https://vidasimples.co/





19 visualizações0 comentário